terça-feira, 16 de outubro de 2007

(E)/Impinando pipas

Já nem lembro mais quanto tempo faz ; contudo, o que nunca poderei esquecer, é do prazer de (e)/impinar pipas.
Cuidadosamente confeccioná-las, usando talas de bambu bem fininhas ; colar aquele papel “arengueiro” bem colorido com goma de grude meio transparente que fazíamos ao fogão; correr até à máquina de costura da mãe, e lá apanhar retalhos para fazer um linda rabiola; amarrar o cabresto bem dimensionado; e, provido de um bom carretel de linha zero, rumar em disparada para aquele largo onde outros tantos, a ponto de terem um torcicolo, olham para as suas pipas que tremulam no céu...
Recentemente, depois de ler “ O Caçador de Pipas”, pude voltar no tempo e desejei ser como menino que não tem nenhuma preocupação. Se meu gosto pela escrita já era forte, intencificou-se ainda mais e, como voltar o tempo é terminantemente impossível, decidi atender aos incentivos de Geórgia no sentido de fazer, um blog que se assemelhasse ao prazer de (e)/impinar pipas. Algo inteiramente despretencioso, pelo simples prazer de brincar, de sorrir, de viver, de voar...
Foi assim, nesse clima de fantasia, nostalgia, e sobretudo alegria de viver do Menino que habita em mim que surgiu o http://impinandopipas.blogspot.com/

Naturalmente, como criança que depende do pai para fazer sua primeira pipa, não poderia conseguir jamais esta proeza sem ajuda. Recorri então a incetivadora eu, por estar do outro lado do mundo, e a ajuda veio em dose dupla: Geórgia e Isli; que me orientaram revelando uma paciência indescritível. Sei que dei um trabalho daqueles, levando Geórgia no seu limite a exclamar: “ô homem, não confunde mais as coisas”rsrsrsrsrsrsrs
Por isso, esta primeira pipa que e/impino hoje, leva seus nomes. Talvez, dado a altura não consigam enxergar; mas saibam, escrevi seus nomes nela.
Sei que muitos, mesmo no corre-corre que a vida lhes impingi, pararão; e, ainda que , por poucos instantes, voltarão seus olhos aos céus, se fazendo menino comigo. Outros, quem sabe, até se sentirão estimulados a fazer suas pipas e e/impiná-las também.
Como em todos os lugares e aspectos, o céu aqui é bem grande e cabe tantos quantos queiram gingar, fazendo joguetes, subir, subir bem alto... , mas também, quando bem desejarem, recolher sua pipa, colocá-la em baixo do braço e ir pra casa, na esperança de outro dia voltar.
Não precisaria nem falar, mas, nunca é demais lembrar que ninguém aqui deve usar “cerol”, Aliás, fica expressamente proibido o uso daquele vidro em pó, que os meninos malvados colam na linha, para ficar temperada e derrubar as outras pipas.
Quero mais é ver gente que, até se preciso for, ceda um pouco da sua linha, pelo simples prazer de ver o outro ir um pouco mais alto.
Algumas pipas certamente cairão. Mas, não faltarão os caçadores de pipas que, num gesto lindo as apanharão e, contrariando todas as expectativas, devolverão aos seus próprios donos, animando-os a recomeçar.
Nesta experiência estimulante, algumas pipas se alinharão à outras, exigindo muito altruísmo dos seus donos, até que se desembaracem e planem livremente.
Sei que nem todos os dias, o vento e o céu estão pra pipas; portanto, não terei aqui nenhum compromisso de dia certo para e/impiná-las. Espero pelo menos uma vez na semana não me furtar a este prazer.
Por falar nisso, já perceberam como o céu está lindo hoje? Vamos e/impinar pipas comigo????

23 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Vou ser a primeira a comentar, kakakakak.

Rozilson, seja muito bem vindo por aqui e receba da blogsfera um abraco apertado.
(E)/Impine a sua pipa, de vez em quando com cerol. Creio que você tem muita coisa boa e bonita para dividir conosco.

Te desejo sucesso por aqui.

Grande abraco

Fernanda disse...

Olá!
Vim aqui por sugestão da Georgia, parece que hoje é dia de invocar a infância, rssss...muito bom!
Em Portugal chamamos "papagaio de papel", mas eu nunca lancei, talvez com o meu filho eu venha a fazê-lo. Há sempre espaço para mais um e sim, hoje o céu está lindo!!
Boa semana!

Ludmila Prado disse...

empinar pipa é legal rsrs

estou disposta empinar pipa contigo aqui, posso?
ti lenkei

a vida é assim um jogo, é real, é ireal, são apenas ações e reações, é o que se faz o que se paga, o que se senti, o que se pasa pela mente.

bjo

Anônimo disse...

Estava procurando o assunto sobre pipas e achei o seu blog.

Legal isso aqui. Achei interessante.

Boa sorte

Anônimo disse...

Esqueci de assinar.

Duarte

Lenissa disse...

Vc está começando hj mesmo? Puxa que legal! Boa sorte e divirta-se...eu me divirto muito com o meu..Dê uma olhada depois (http://centelhasdeideias.blogspot.com)
Abraços
Lenissa

Vitória disse...

Venho de caminho da Georgia e nunca empinei pipas...gostei do teu texto e do teu amor pela escrita.
Bjj:))

Ludmila Prado disse...

ai que lindo o que você escreveu pra mim no meu blog, amei mesmo.
sou uma eterna criança e o abraço foi muito bem recebido por ela.


bjos

Anônimo disse...

Estou aqui, a convite da Ge, e vamos la' impinar esta pipa, de linha que a gente corre atras...
bjs

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog. Adorei o texto.
Valeu o incentivo das blogueiras... Estavam certas...rssss!
Bjos...muitas alegrias.

Luciana disse...

Oi, vim parar aqui por curiosidade, gostei do teu texto, sempre tive vontade de empinar pipa, mais nunca deu, sempre tinha algo que impedia e tinha que deixar pra outro dia, ai os dias passaram, eu cresci e não consegui, mas um dia quem sabe...

Unknown disse...

Confesso que como empinador de pipas sempre fui um fracasso... Mas o seu texto é muito bom, vc leva jeito para blogueiro!!!
Um ótimo dia pra vc!

Paula Carolinny disse...

achei vc no blog da Ludmila...

parabens pelo blog.

bju

Dani e Rafa disse...

Oi..
Cheguei até aqui por indicaçào da Georgia.. Bem vindo ao Blogsfera.. Moro em Toronto/Canadá... Voltarei mais vezes pra visitar o Blog e saber das novidades.

abraços
Daniela
http://amarchadospinguins.blogspot.com

Unknown disse...

Opa, seja bem vindo ao mundo dos blogs. Cheguei aqui através da Georgia e sou de Foz do Iguaçu-PR. Vamos e/impinar muitas pipas hehehehe...Vou linkar você...

NayB. disse...

Olá! A Georgia me indicou dar uma passado no seu blog e, como ela sempre indica coisas boas, resolvi dar uma olhadinha! Que texto lindo! Se você gosto pela escrita, sabe também fazer sentir gosto ler o que vcê escreve... =) Sempre que der passarei por aqui.
Xeru =*
Nay

Unknown disse...

Oi,
sou Simone,amiga de Georgia, e vi seu blog,no blog dela, e passei pra dar uma olhada e gostei.Empinar pipas é uma lembrança mto tipica a,gradável da infância, sempre q puder virei empinar pipas aqui,posso?.abraços.Si.

Luma Rosa disse...

Vim pelas mãos da Georgia. Então alçaremos voos em altas lembranças?? Beijus

Anônimo disse...

Oi, cheguei com uma pipa bem colorida, cheia de alegria por ver o talento do meu Pastor aqui manifestado !! � isso, Rozilson, a vida � bela e vc � lindo !!! Seja sempre estrela nas nossas vidas !! Anna

Anônimo disse...

Rozilson, parabéns pelo sucesso do blog. Creio que você já se fez conhecido aqui na blogsfera pelo seu talento natural de escrever.
Te desejo tudo de bom e que você possa fazer muitos amigos por aqui.
Estamos a espera do próximo post.

Abracos

Ludmila Prado disse...

valeu pelo comentário, você sempre diz coisas bonitas e proveitosas, é bom nos conhecermos, + tem hora que não gosto da mimnha maneira de ser, tem amo.
tem coisas boas e ruins, como todos.

bjo

Sonia Sant'Anna disse...

Ha, ha, ha, além de sambista a Georgia entende de soltar pipas. Que figura essa minha amiga virtual. Vou ser visitante do seu blog.

Rose disse...

Olá Rozilson!
Cá estou de volta ...
Seu texto é um misto de ternura e reflexão... Muito belo!
Também li "O Caçador de Pipas" e me encantei. Leciono Literatura e tenho trabalhado com algumas obras contemporâneas como esta, para despertar o gosto da meninada pela leitura. A metáfora da pipa me fascina...Obrigada por me lembrar o quanto é importante empinar uma de vez em quando!...
Carinho,
Rose